Como usar um Arduino para ligar seu rádio PPM como Joystick no computador

Faz alguns dias que eu postei como construir um cabo para ligar o rádio no computador usando a entrada para microfone, mas agora vou mostrar como fazer isso usando um Arduino Uno R3 como ponte para fazer a conexão pela porta USB.

História

A maioria das pessoas que quer usar um simulador de aeromodelos no computador com seu rádio acaba criando algum tipo de cabo para fazer a conexão entre os dois. Normalmente este cabo é ligado a porta TRAINER do rádio em uma ponta, e na entrada de MICROFONE do computador na outra ponta. Esta conexão é portanto uma conexão analógica. Para interpretar o sinal analógico e converter em sinais digitais, um programa é necessário (como o SmartPropoPlus por exemplo), e para converter estes sinais em uma entrada de joystick (controlador de jogos no Windows), ainda é necessário um Driver que forneça as entradas para o computador. O mais comum é o vJoy.

Percebe a complexidade disso? O rádio PPM, que por definição é digital, converte o sinal PPM em um pulso elétrico. Um cabo envia estes pulsos como sinais analógicos, que são recebidos por áudio e interpretados por software no computador para que volte a ser digital e depois enviados ao sistema operacional para que então o simulador traduza isso em movimentos do aeromodelo.

É muito comum perceber um pequeno atraso entre os comandos do rádio e a reação do aeromodelo no simulador. Este “lag” se dá justamente por causa do processo de conversão digital->analógico->digital, que é realizado pela CPU do computador e pelo processador de áudio do computador, que não foi projetado para esta tarefa.

O ideal é que as entradas sejam sempre feitas por um dispositivo conectado a alguma porta USB do computador, que é digital e foi criada especificamente para este fim.

Usando o Arduino como HID

O Arduino Uno R3 pode ser usado para fazer a ponte entre o rádio e o computador. O melhor: Você pode usa-lo sem fios! Basta conectar o receptor de rádio ao Arduino, e poderá usar seu transmissor com a mesma liberdade que um aeromodelo convencional.

Veja abaixo o esquema de ligação:

O Sketch que roda na placa Arduino é o seguinte:
UnoJoyRCPPM Download

Neste pacote há o programa que vai rodar no Arduino, e também há também os programas necessários para converter a interface USB do Arduino em um HID para Joystick, e vice-versa. Cortesia da biblioteca UnoJoy.

O programa usa apenas 4 canais, mas você pode personalizar para adicionar mais canais se precisar. Até 16 canais são suportados.

Autor: Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *