Motivos que levam um drone a cair de forma inesperada

Abaixo uma lista dos principais motivos que levam um drone a cair.

Hélice quebrou durante o voo

Pode acontecer com hélices de baixa qualidade, ou helices trincadas ou empenadas. Pode acontecer também caso a hélice atinja um pássaro ou algum outro objeto.

ESC apresentou problema durante o voo

O ESC pode ter simplesmente queimado devido a sobrecarga.
Alguns ESCs possuem um sistema de proteção que “desliga” automaticamente quando a temperatura fica acima do normal. É possível desligar isso nas configurações do ESC.

Certifique-se que seus ESCs são dimensionados para os motores, baterias e hélices que você está usando. Se eles forem de especificação inferior a necessária, é provável que queimem durante o voo.

Motor com problema

Um único fio rompido em alguma das bobinas já é suficiente para o motor falhar. É importante verificar o estado dos fios e das conexões antes de cada voo. Verificar se ele gira livremente, sem dificuldade, também é bom. Rolamentos ruins podem travar durante o voo.

Bateria descarregada ou defeituosa

As vezes nós achamos que a bateria está carregada, mas esquecemos de carregar da última vez que voamos, e no fim estamos voando uma bateria quase sem carga. Normalmente o Buzzer avisa sobre este problema. Se a bateria estiver com algum problema, ela não vai conseguir sustentar o voo por muito tempo.

Mal-contato em algum dos conectores ou soldas

As vezes o conector do sinal de algum ESC não está corretamente conectado na controladora, gerando mal contato e mal funcionamento. A conexão entre o receptor de rádio e a controladora também causa isso (embora neste caso o problema possa ser minimizado configurando corretamente o Failsafe).

Drone muito pesado

Ele até decola com a bateria cheia, mas a medida que a bateria vai sendo consumida, ele fica sem força para sustentar o voo. Baterias de baixa qualidade também causam este problema, já que elas ficam muito quentes e acabam perdendo eficiência.

Além do alcance do rádio

Muitas vezes, devido a interferências externas, o drone perde o link com o rádio e, portanto, fica sem controle. É importante ajustar as rotinas de Failsafe para os casos em que isso acontece. Normalmente você deve ajustar para que o Drone volte para o local de onde decolou, mas caso seu drone não tenha GPS, é possível ajustar para que ele simplesmente se estabilize e desça lentamente até pousar.

Conhece mais alguma razão que faz os drones caírem? Deixe um comentário!

Por Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.