Como melhorar o desempenho do Acer Aspire One e outros Netbooks no Windows XP

Recentemente comprei um Netbook Acer Aspire One 110 para minha mulher. É um mini-notebook bem bacana, com tela de 8.9 polegadas, 1,5 GB de RAM e SSD de 8 GB no lugar do HD. O processador é um Intel Atom 1.6 Ghz e ele vem com Linux pré-instalado. O Linux que vem nele até que é legalzinho, mas minha mulher queria o Windows XP nele e se recusou a usar o Linux, então tentei instalar o Windows usando o procedimento que eu mesmo escrevi aqui a algum tempo atrás, mas por algum motivo que eu não quis investigar, não deu certo desta vez. Aparecia um “Error 17” na hora de dar o primeiro boot e não saia disso.

Acabei encontrando outro procedimento mais legal, onde o PenDrive substitui totalmente o CD e não existem comandos difíceis no DOS. Usei este procedimento e consegui instalar o XP no netbook sem dificuldade.

Acontece, que para minha surpresa, o desempenho estava beirando o impossível. Era MUITO MUITO lento, bem abaixo do que eu esperava que fosse (e olha que eu já sabia que o Atom não é um processador poderoso).

Pois bem, pesquisando um pouco no Oráculo, descobri que o problema do Netbook não é o processador, mas sim o SSD, que é extremamente lento, ainda mais em operações de em gravação randômica (coisa que o Windows mais faz com seu grosseiro arquivo de paginação). Então, procurando mais informações sobre como melhorar, eu encontrei algumas dicas que quero compartilhar com vocês. Desde já, posso dizer que o netbook deixou de ser um lixo para ser O MELHOR NOTEBOOK QUE JÁ TIVE, ou no caso, minha mulher.

Também desde já adianto que alguns dos procedimentos são complicados e exigem calma e paciência para ler todo o material e entender o que será feito. O principal procedimento, do EWF, é o que mais trouxe resultados,
porém, é o que mais exige leitura paciência, pois envolve alterar arquivos e parametros do Windows, além de exigir que você realize os outros passos que vou descrever também.

Bom, vou direto as melhorias que você pode fazer para melhorar o desempenho:

Desligar o arquivo de paginação
Se você tem muita memória RAM (pelo menos 1,5GB), então é uma boa saída para reduzir bastante os acessos ao disco. Para isso, vá em Iniciar > Painel de Controle > Abra “Sistema” > Clique na Guia “Avançado” > Clique no botão “Configurações” dentro da caixa “Desempenho” > Clique na Aba “Avançado” > Clique no botão “Alterar” dentro da caixa “Memória Virtual” > Selecione a unidade C: e escolha “Sem arquivo de paginação”.
Esta dica vai te dar um ganho no desempenho do computador e ainda vai te liberar espaço no disco. Mas atenção: Só faça isso se você tem muita memória RAM, pois do contrário, faltará memória para executar seus programas.

Desligar o cache dos Browsers
Os navegadores de Internet (Internet Explorer, Firefox, Opera, etc) guardam os arquivos que você vai baixando da internet a medida que navega, como páginas, imagens, sons e etc. Ele faz isso para que, na próxima vez que você acessar o site, esses arquivos já estão carregados no computador, e então o acesso fica mais rápido. Acontece que essas gravações tornam o computador mais lento, pois o SSD é extremamente lento, então o melhor é desligar o recurso. No Internet Explorer, vá no menu Ferramentas > Opções da Internet, na Guia Geral, seção Histórico de Navegação, clique em Configurações, escolha “Sempre que eu visitar a página da Web”. No campo “Espaço a ser usado”, coloque 8 (oito), clique OK e OK. No Firefox, digite na barra de endereços “about:config”, e procure por uma configuração “cache”. Onde houver true, troque para false, e onde houver um número, troque para 0.

Desligar os temas visuais
Os temas visuais não necessariamente usam o disco, mas consomem memória RAM e processamento, recursos que agora se tornarão mais escassos. Para desligar os temas visuais no Windows, vá em Iniciar, Painel de Controle, Vídeo, e no campo “Tema”, escolha “Tema clássico do Windows”, e clique em Ok.

Usar cache de disco com o EWF
O EWF mereceria um artigo a parte. Ele é a mudança mais significativa deste processo. É o que vai trazer o maior ganho em desempenho, porém, deve ser usado com cautela, pois seu funcionamento é bem peculiar. Para entender o EWF, é necessário entender um pouco do motivo pelo qual ele foi criado.

EWF significa Enhanced Write Filter, ou Filtro de escrita melhorado. Ele é um filtro que fica entre o disco e o sistema operacional, e é responsável por receber e processar toda e qualquer solicitação de escrita ou leitura ao disco (ou SSD). Ele foi criado para o Windows XP Embedded Edition, uma versão do Windows XP própria para ser usada em aparelhos inteligentes que não são necessariamente computadores, como carros, geladeiras, caixas eletrônicos, e etc. Isso significa que o EWF não vem no Window XP Home ou Professional que você está acostumado a usar. Mas não se preocupe, pois é perfeitamente possível usar o EWF em qualquer versão do Windows XP: basta seguir este guia.

O EWF tem 3 modos de operação: Desligado, onde ele trabalha como se não existisse, ou seja, da mesma forma como você já está acostumado a trabalhar com o seu Windows. Disco, e RAM, com a diferença entre os dois é que o último armazena as alterações na memoria RAM. É nesta que vamos nos focar.

Quando o EWF está ativo em uma unidade (por exemplo, C: ), esta unidade fica de “apenas leitura”, como se estivesse protegida contra gravação, e o Windows então não realiza mais tarefas de gravação nessa unidade. Porém, o Windows precisa gravar arquivos para funcionar, assim como a maioria dos programas que você mais usa. O EWF então reserva uma área da memória RAM para armazenar essas gravações. O Windows então, ao acessar os arquivos da unidade C, recebe o que está realmente lá MAIS as alterações que estão na memória RAM que são gerenciadas pelo EWF, portanto, o funcionamento é transparente e nem o usuário, nem o windows, percebem que os arquivos não estão sendo “de fato” alterados no disco.

Para quem conhece um pouco sobre Banco de dados transacional, a analogia é mais simples. É como se você desse um BEGIN TRANSACTION ao ligar o PC, e dali para frente, tudo o que você faz não é definitivo, até que você dê um COMMIT.

Pois bem, agora que já tem uma noção do funcionamento, percebe onde está o ganho, não é? O ganho de desempenho está justamente quando você elimina a gravação no SSD. Este processo (que é lento) acaba por deixar todo o PC lento, e passando este processo para uma memória extremamente rápida como a memória RAM, você ganha velocidade. Porém, você cria dois problemas com isso:
1) Você está limitado pela quantidade de memória RAM.
2) Você não tem mais onde armazenar seus arquivos permanentemente.

A medida que você vai usando o PC, o EWF acumula as requisições de gravação na memória RAM. Este cache tende a crescer a medida que você usa o PC até que se torne insuportável e você não disponha de mais memória RAM para abrir qualquer programa que seja. Portanto, esta solução é mais indicada para computadores com uma grande capacidade de RAM. O AA1 (Acer Aspire One) só permite até 1,5GB de memória, que são suficientes para isso, porém, é necessário usar as outras técnicas de otimização para ajudar a manter a memória RAM limpa e o computador funcionando por mais horas sem que sua memória seja totalmente utilizada. (por isso é importante fazer as outras otimizações que eu listei acima.)

O segundo problema tem duas soluções: Uma é fazer o EWF “liberar” seu cache, gravando os dados não salvos no disco, e assim, tornando estes dados permanentes. A outra solução é usar um pendrive ou cartão de expansão de memória como armazenamento permanente. O EWF pode ser configurado para atuar apenas na unidade C (por exemplo), mantendo as outras unidades com o funcionamento normal, ou seja, você grava e os arquivos ficam gravados no cartão.

Fazendo o EWF salvar os dados do cache, você faz ele gravar, de uma só vez, todos os dados da memoria ram no HD. Este processo, apesar de ser bem mais rápido do que o processo normal de gravações aleatórias, ainda é bem lento.
O AA1, navegando na internet por 1 hora, pode levar até 20 minutos para gravar os dados… Certamente é um tempo que você não quer perder ao desligar o PC. Por isso, recomendo que você faça a seguinda opção, e adquira um cartão SD de uns 4 ou 8 GB para armazenar seus documentos, e deixe a unidade C apenas para os programas e sistema operacional. Assim você pode desligar o PC normalmente (sem dar o COMMIT) e seus documentos não serão perdidos.

Uma grande vantagem é que seu PC ficará praticamente imune a vírus… Você poderá danificar seu Windows, apagar arquivos e tudo mais… E ao reiniciar o PC, o HD estará intácto da mesma forma que estava antes. Isso dispensa o uso de um anti-virus, o que torna o PC ainda mais rápido.

Agora que sabe um pouco sobre o funcionamento do EWF, vamos a prática: Como instalar e configurar o EWF no Windows.

Primeiro passo é baixar este arquivo mágico do EWF. Nele tem tudo o que você precisa.

O segundo passo é descompactar ele em alguma pasta no seu PC, e fazer o seguinte:
1) Copie o ewf.sys para a pasta C:\Windows\system32\drivers
2) Copie o ewfmgr.exe para a pasta C:\Windows\system32
3) Renomeie o arquivo c:\ntdlr para ntdlr_bak e copie o arquivo ntdlrewf para o C:\, renomeando-o para ntdlr.
4) Execute o Reg1.reg
5) Execute o Reg2.reg

Reinicie o computador. Perceba como ele vai iniciar mais rápido. Agora, crie um arquivo qualquer na unidade C (pode ser um TXT ou uma foto). Reinicie novamente o PC e perceba que o arquivo não está mais lá.

Pronto! Seu EWF está funcionando. Alguns comandos que você deve saber:
Desligar o EWF (reinicie depois de dar este comando)
ewfmgr c: -disable
Ligar o EWF (reinicie depois)
ewfmgr c: -enable

Salvar os dados da RAM para o disco (depois disso, o EWF estará desligado e precisará ser ligado novamente)
ewfmgr c: -commitanddisable -live

Para salvar os dados da RAM no disco sem desabilitar o EWF na proxima
sessão.
ewfmgr c: -commit

Para ver o status do EWF e quanta RAM ele está consumindo.
ewfmgr c:

É isso. Com essas dicas espero que consiga deixar seu Netbook mais rápido e viável para o uso diário. Se tem mais alguma dica, deixe um comentário!

Até mais!

Autor: Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.

68 pensamentos em “Como melhorar o desempenho do Acer Aspire One e outros Netbooks no Windows XP”

  1. Meu caro, fiz todos os passos do tutorial e não deu certo para mim. Tenho um AA1 com 1 gb de memória, HD de 8 SSD e proc. Atom.
    Não consegui ativar o comando Reg1.reg e nem Reg2.reg. O arquivo ntldr, aparece apenas como arquivo e não como arquivo do sistema. Acho que o erro pode estar ai. Os comandos reg1 e 2, acho que não funcionaram ….. Como executar este comando ?

    Fico no aguardo.
    Leandro

  2. brother tentei instala-lo em meu netbook porem ele vem com windows xp home edition…ele funciona mais naum consigo desabilita-lo gostaria de saber se alguem pode me ajudar…
    Obrigado!!

  3. Amigo, no tutorial que vem junto com os arquivos magicos que vc disponibilizou, diz que tem que primeiro executar o EWFtool, depois copiar os arquivos para uma pasta. Eu não entendí como funciona, poderia nos explicar por favor?
    Muito obrigado

  4. Pessoal, eu fiz como orientado. Fiz os testes e funcionou muito bem! Para rodar o Reg1.reg e o Reg2.reg execute o EWFTool e clique sobre a primeira e segunda opção do aplicativo. Para mim, foi de grande ajuda. Muito obrigado pelo tutorial!

  5. Daniel,

    Tenho um Netbook Acer Aspire One, com Intel Atom de 1.33Ghz, 2Gb de Memória, 250Gb de HD.
    A performance não é boa quando tenho que tocar uma música e gravar a voz por cima, ou mesmo, utilizar um programa de Karaoke (microke) que tenha que captar a voz pra dar a nota.
    Fazendo essas configurações haveria alguma melhora no meu caso?
    Desde já agradeço a atenção!

    1. Não… Esse tipo de aplicação precisa de poder de processamento, coisa que o processador Atom do Netbook não tem. Para esse tipo de programa, um processador mais poderoso é melhor.

  6. bom, dia gostei do artigo e fiquei pensando se o disco for dividido em duas partes uma para deixar ativo o EWF e outra para guardar os arquivos nao resolveria tudo, desculpe se estiver falando besteira 😉

  7. Daniel, tenho um Acer Aspire One,de 1.33Ghz, 2Gb de Memória, 250Gb de HD. Ele é muito lento para iniciar o windowns e programas, alguma sugestao para deixa-lo mais rapido?

  8. Parabéns, Daniel Ribeiro! Este tutorial é ótimo!
    O resultado é muito significativo e o aspire one A0A-110 com 1GB de RAM ficou incrívelmente rápido.
    A instalação do ewfmgr tornou-se ainda mais fácil, bastando executar o arquivo ewfTool.exe.

  9. Olá Daniel!

    Apenas para fins de feedback ao post de 22/12/2009:

    Instalei o Windows Seven, e a máquina ficou bem mais leve e rápida.
    Aquelas aplicações de áudio estão rodando normalmente, não impactando no processamento da máquina.
    Gostaria de deixar registrado aqui, pois pode ser útil a outra pessoa.
    Abraços

  10. Boas, eu tenho um aspire one A0A-110 com 512 MB de RAM esse tutorial ira me ajudar em alguma coisa?

    lembrando: eu deixei o hd em uma partiçao só.

    fico grato desde jah

  11. Amigos, muito úteis essas dicas. Comprei um Acer Aspire One com 1.5
    RAM, 1.6 G e HD 8 G tela 8.9. Instalei e retirei alguns programas e
    ao reiniciar, não acontece nada. Só acende a luz verde do botão start e a tela nada. Parece que o processador não inicia.
    Alguma dica? Ainda está na garantia. ( La garantia soy jo )PY.
    Agradeço.

    1. Na Raiz C:\ existe um arquivo chamado ntdlr. Este arquivo não tem extensão. Renomeie este arquivo para ntdlr_bak. Só isso.
      Agora, você precisa pegar o arquivo ntdlrewf, que está dentro do pacote mágico que eu disponibilizo aqui, e precisa copia-lo para a raiz C:\
      Após fazer isso, você deve renomear o arquivo ntdlrewf, que você acabou de copiar para o C:, colocando agora como nome ntdlr (o mesmo nome do primeiro arquivo que você renomeou).

      Pronto, antes você tinha o ntdlr original do windows. Agora, você tem o ntdlr que veio no pacote mágico.

      Mas se não me engano, dentro do pacote há um utilitário que faz este trabalho automaticamente. É bom dar uma olhada.
      T+

    1. Andressa, você precisa encontrar os drivers no site do fabricante do seu netbook, ou em sites especializados.
      Qual o modelo do seu netbook? Talvez eu tenha aqui e posso te ajudar.

      T+

  12. Meu netbook é o Acer Aspire One 110, já baixei os drivers no site do fabricante porém eles não instalam, fiz um teste tentando instalar plugins e outros programas e nada intala, já estou pensando em formatá-lo novamente, mas agradeço pela ajuda!

  13. Comprei um net aspire one acer com 2 gb memória e 250 de hd ele veio com linux eu instalei o xp apareceu algumas telas azuis no inicio mais instalou blz, quando utilizo o windons media player para ouvir musicas em mp3 ele trava mais continua tocando com péssima qualidade dá tipo um lag, baixaei todos os drives certinho será que pode ser problema na memória?

  14. preciso de ajuda baixei o ewf descompactei e clickei em ewf tools esqueci de seguir os outros passos e o pc ja mudou as configuraçoes.ficou rapido porem nao consigo desativar com aqueles comandosnem excluir quando reseta volta tudo gostaria que alguem me ajudase ou disponibiliza se algum programa que apaga os registro dele

  15. Daniel to presizando de umas dicas tenho um note aspire one acer com 2gb de ram processador atom de 1.6 e hd de 160gb é hd mesmo não ssd queria instalar o windows 7 nele mais nem sei por onde começar e se não der pelo menos o xp pro por favor vc pode me contactar pelo e-mail hades_jc@hotmail.com

  16. Daniel, no Linus o storage expansion funcionava como expansão do SSD, o windows não ta reconhecendo ele como tal, apenas como um SD normal, isso tb aconteceu contigo? Para usar o windows tem que ser assim, ou seja, perde-se o storage expansion? Ah! Parabens pelo teu trabalho!

  17. Caro amigo, Tenho um Acer Aspire One com essa SSD 8 giga e 1,5 de ram. É possivelm instalar um HD interno (original das maquinas desse modelo q ja vem com HD)?

    1. Amigo, o original do AAO110 com HD é um HD de 2.5 polegadas igual dos notebooks normais… Esse HD não cabe no AAO que vem com SSD. Mas cabe o HD do iPod, que eles chamam de ZIF. É um HD de 1.8 polegadas. Dá uma olhada!

      T+

  18. Daniel, parabéns pelo tutorial, já ajudou muito!!
    Só me ajude em duas dúvidas…
    1- Tenho um Asus 1000 de 2gb que tem um SSD de 8gb e um de 32gb. Instalei o Windows XP no de 32gb, posso fazer o EWF usando o SSD de 8gb ou é melhor usar uma memória SD?
    2- Vc comentou que não consigo salvar mais nada, isto quer dizer que se eu instalar alguma coisa no windows ou se fizer alguma atualização ele não vai gravar, é isto?

    Grato

    1. É isso mesmo. Tudo o que você fizer no computador (atualizações, instalar programas, salvar documentos, etc) não será salvo e será perdido ao desligar o netbook. Para “salvar” definitivamente, você precisará dar o comando “commit”… Ai sim os dados serão gravados no HD.

      Como você não instala programas e atualizações todos os dias, então não precisa dar o commit sempre…
      T+

  19. cara.. valeu por esse post, ele realmente ajudou e muito a minha vida… comprei um notebook acer aspire one D250, ele veio com o processador atom de 1.6 GHz, 2 GB de RAM, e 160 GB de HDD, mais veio com o Windows XP Home, formateio e instalei o XP Professional, ficou uma lerdeza só… incrível de lento, usei outros CDs de XPs da vida.. e nada funcionava… logo após formatação e instalação do XP, já percebia a lerdeza, e depois que segui seus passos, e nem foi preciso usar o EWF, já percebi uma melhora de uns 500% (sem exagero), cara muito massa mesmo.. esse processador é uma frescura toda.. mais agora sinto-me melhor.

    muito obrigado…

    felicidades

  20. Amigo,

    Acabei tambem de adquirir um netbook acer com ssd 8gb.Desculpe mas sou sou ignorante sobre estes assuntos.Qual diferença entre ssd e hd normal, como se ve falar de 160,250 eate 500gb. Não da para instalar um desses no meu Netbook,

  21. GOSTARIA DE RECEBER ALGUNS PROCEDENTOS MAIS CLAOR ..CASHE ISSO TENHO QE FAZER ….E AALGUNS MODULOS DE MOVIMENTOS ME ATRAPALHA ,,OK,,SOU MAIS LEIGO MAS GOSTARIA DE APRENDER MAIS ..ABRACOS – PARABENS
    ACER 512MB E 8gb TEM COM AUMENTAR ESSA MEMORaA RAM PARA NO MINIMO 1 gb OU ATE 2 gb ..abraccos

  22. Sou iniciante nas artes de configurar um computador e tomei como questão de honra fazer o meu aspire one AOA 150 funcionar! Estou no começo deste tutorial e percebi que há um erro no nome do arquivo NTLDR (que está NTDLR) que quase me fez desistir, pq eu não encontrava o tal do arquivo NTDLR em lugar nenhum! Aí vi que o correto é NTLDR. O que uma letra em lugar errado não faz….
    É mesmo esse o correto?

  23. Daniel, boa tarde.
    Kra… estou tendando instalar o XP no acer aspire one está dando o mesmo erro relatado acima, no primeiro boot ele para que precisa desligar para evitar danos no not. Logo abaixo você posta um link ensinando uma outra maneira de instalar o XP so que clico em cima e parece que está com erro? Será que tem como recuperar isso para me ajudar?? grato pela atenção. abs,

  24. roberto em tenho um netbook que comprei direto da china ele e muito lento como posso fazer pra ele ficar mais rapido’a memoria e de 126 ele tem um cartao de quatro 4g mais pense numa lentidao que da ete raiva vc pode me ajudar?

  25. Pode sim ser feito no win 7, eu executei e funcionou perfeitamente todos os passos. Mas infelizmente ficou impraticável, lento demais, irritante e impossivel de trabalhar. Tive que tirar.
    sds

  26. Boas eu fiz esses passos tudos e meu aspire one de 8g ficou mt mais rápido mas agora quando vou a net aparece sempre um erro
    “windows – falha na gravação em atraso. o windows não conseguiu guardar todos os dados para o ficheiro c:\….” que faço para ficar a funcionar bem…..
    obrigado

  27. Gostei muito do post, mas deixa eu perguntar.
    Meu netbook tem apenas 512 Mb de memoria e 5Gb de hd, creio que não seria viavel usar o metodo ewf, seria? meu net ta muito lento…
    compartilhe seus conteúdos no linkkei

  28. Tenho um netbook ASPIRE ONE D255 CPU Intel Atom processador N450 (1.66Hz, 512KB cache). Memory: 1GB Memory. Battery de 6-cell Li-on baterry. Storage de 250 GB HDD. Esse seu tutorial poderia ser utilizado no meu netbook?
    Meu netbook é muito lento, quase não abre a tela do orkut.
    Desde já agradeço.
    Contato: kcg_h@hotmail.com

    Um abraço

  29. daniel eu tentei fazer a ativaçao do ewf mas nao concegui nao entendi bem o que tem q fazer na hora de renomear e ir pra nao sei onde pode me ajudar tenho um acer aspire one 571h de 2 gb de memoria , e 250 de hd e quero almentar a velocidade ele é muito lento o meu é aquele de 10 polegadas se poder me ajudar obrigado desde já…

  30. Prezado Daniel Ribeiro,

    Tenho um Asus (netbook) serie especial Lamborghini, ele tem 4GB de ram, contudo, em alguns momentos sinto que ele ta um pouco pesado, ele demora a iniciar.

    Ele está com Windows 7 Seven.

    O EWF funciona no windows seven?

    Eu tenho 2 duas partições, como eu configuro o EWF para salvar na partição D:, ele pode fazer isso automaticamente toda vez que eu desligar o pc ou tenho que utilizar o COMMIT toda vez?

    Atenciosamente,

    Otavio Manei

  31. Muito bom tutorial o meu Acer Aspire AOA110 1Gb RAM de lentidao total virou pc ainda mais rapido que alguns tops xD

    Ja agora quando tento por uma ram de 1Gb o pc nao liga como algumas pessoas aqui conseguirao por 1,5Gb de ram?

    cumpz

  32. Vejam essa página ” https://support.microsoft.com/pt-br/kb/978610 ” . Instalei 2 GB no meu Acer e em “Informações básicas do computador” me diz que tenho 2 GB de Ram mas só 1 GB de memória utilizável, sendo 1 Gb reservado para hardware (esse detalhe voce pega dentro do Monitor de recursos do w7). Aí pergunto: adiantou alguma coisa ? Essa placa fez com que o Windows 7 demorasse mais para voltar de Hibernação, Suspensão, e “Proteção de Tela”. Acabei instalando a de 1 Gb novamente. Dica: não recoloque os parafusos novam. ao fechar o Netbook, assim dará para abrí-lo por baixo da próxima vez que voce precisar. Quanto ao alumínio que tem na tampinha: meus medidores de temperatura continuaram marcando o mesmo que antes d’eu ter tirado os parafusos. Em todo caso, já troquei a Mem. Ram de 2 Gb por outros ojetos.

    NOTA: no vídeo em que é feito a upgrade, a embalagem em que vem a memória é bem mais chique que a embalagem da que eu comprei.

    DICA: com essa dica que encontrei na Web, com certeza, seu PC ficará mais rápido: “va em Painel de Controle/ Opções de Energia , Criar um Plano de Energia , Escolha “Alto Desempenho” , na pagina que aparecer, coloque em todas as opções ”Nunca”, e clique em Criar. Isso esta nos comentários desta pagina: ” http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=156634 “.

    DICA (MAIS UMA): depois que eu passei borracha Kaol e depois passei uma camada bem fina de “graxa de litio” (vaselina ou pasta térmica, que acredito que seja ideal, não testei) nos contatos da minha placa de 1 Gb, a performance do PC melhorou. Essa graxa, provavelmente, protegerá os contatos da placa de futuras oxidações. Acredito que a pasta térmica (a mesma que é usada atrás do processador) seja a ideal, até porque ela suporta temperaturas elevadas (e parece que funciona também).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *