Instagram não permite bloquear uma conta que te bloqueou primeiro

Se alguém bloqueou você no Instagram e você quer bloquear esta pessoa também, você não pode. É desta forma que o Instagram funciona.

Existem alguns cenários em que isso é desejável, porém a plataforma de fotos do Facebook não permite que isso seja realizado, e isso não parece ter sido feito assim por acidente, mas sim por minucioso planejamento.

Mas afinal, em quais situações você iria querer bloquear alguém que te bloqueou? Uma típica situação é quando você termina um relacionamento amoroso com “Fulano”, e ele te bloqueia. Deste modo, Fulano agora tem total controle sobre quando ele pode ver o seu perfil. Para ele ver suas fotos, basta ele desbloquear você brevemente, ver o que quiser, e então bloquear novamente. A sua única forma de impedir que Fulano veja o seu perfil é tornar o perfil privado para todos – o que não é uma boa opção se você for um perfil famoso e precisar manter ele público.

Muitos irão argumentar que se o seu perfil é público, Fulano pode simplesmente criar uma nova conta e olhar suas fotos a partir dela. Contra este argumento, digo que em muitos casos a simples “paz de espírito” já é suficiente. Não ver o Fulano entre as pessoas que assistiram seus Stories ou vídeos, ou curtiram suas fotos, já é suficiente para que um fim traumático de relacionamento fique mais fácil de encarar. E saber que “você fez algo” para impedir que Fulano vigie a sua vida já é válido.

O Instagram deveria rever esta política e permitir que os perfis possam ser bloqueados por ambos os lados. Esta seria uma importante ferramenta de privacidade e segurança.

publicado
Categorizado como Crítica

Por Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.