Procedimento de decolagem com Flight Simulator na IVAO

Se você já sabe voar com o Flight Simulator e deseja aprender a voar online na IVAO, você está no lugar certo. Se ainda não sabe voar, recomendo que faça os tutoriais e os exames do próprio Flight Simulator antes de tentar voar online. Para este tutorial, você já deverá saber decolar e pousar, navegar usando VOR e entender cartas de vôo. Os tutoriais do Flight Simulator ensinam tudo isso. O vôo na IVAO é encarado como vôo real e não como um jogo multiplayer. Apenas conecte-se na IVAO se tiver certeza de que já sabe operar uma aeronave e navegar.
Mas atenção: Este guia é muito extenso pois o procedimento é realmente extenso e detalhado. Não espere por um guia de 3 passos para decolar, pois isso não existe. Tal qual na aviação real, na aviação virtual os procedimentos devem ser compreendidos e executados por todos os pilotos.

Este guia vai auxilia-lo com o passo-a-passo básico para colocar o avião no ar e retorna-lo ao mesmo aeroporto. Vou passar detalhadamente cada passo a ser adotado e dar dicas em cada um sobre como proceder da melhor forma.

Se este material estiver com algum erro ou problema, por favor me avise. Eu não sou um piloto virtual experiente, fiz este guia apenas porque não encontrei nada parecido na internet e só consegui aprender graças a boa vontade de outros pilotos.

É muito importante seguir este procedimento por dois motivos: O primeiro é que ele é exatamente igual ao procedimento da aviação real, e o segundo é que ele garante a segurança e a continuidade dos vôos.

Vamos lá. Antes mesmo de abrir o Flight Simulator, você deve ter em mente os aeroportos que irá utilizar. Uma dica que dou é que, pelo menos no início, quando você é ainda muito novato, que você evite usar os aeroportos mais movimentados, como os dos grandes centros (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, etc). Iniciar nos aeroportos do Nordeste e Norte do Brasil sempre são boas opções, pois são pouco movimentados e fáceis de operar. Para este nosso guia, usaremos o aeroporto de Natal, no RN (SBNT).

Para operar pousos e decolagens nos aeroportos, você precisa das cartas deles. Você pode conseguir as cartas de todos os aeroportos brasileiros no AIS WEB, site da Aeronáutica Brasileira. Procure lá pelo aeroporto de Natal (SBNT) e salve todas as cartas disponíveis.

DICA: Você pode criar uma pasta em seu computador chamada “Flight Simulator” e dentro dela, criar uma pasta para cada aeroporto. Eu costumo criar a pasta com uma Nomeclatura padrão para facilitar a localização, por exemplo: “SBNT – Natal-RN (Augusto Severo Intl)” (“Código do Aeroporto – Cidade-Estado (Nome do Aeroporto)”).
Para consultar as cartas durante o vôo, você tem duas opções: A primeira é imprimir e a segunda é usar o Flight Simulator em modo de janela (não em Full Screen). Eu particularmente uso a segunda forma, mas fica a seu critério.

Agora que tem todas as cartas do aeroporto, abra a carta ADC. Trata-se da planta do aeroporto com todas as taxiways e pistas.

Carta ADC SBNT

Ok, vamos a um pouco de prática.


  1. Abra o Flight Simulator, vá em Free Flight, escolha a aeronave. Neste guia, usaremos algum monomotor leve como o Mooney Bravo.
  2. Escolha o aeroporto SBNT, e na parte inferior da tela, no campo “Choose runway/starting position”, escolha o Gate 2. Você deve SEMPRE escolher um gate para iniciar, pois NUNCA pode iniciar na cabeceira da pista. Se você iniciar na cabeceira de uma pista e no mesmo momento outra aeronave estiver aterrizando, você terá um grande problema e as coisas ficarão bem sérias. Sempre inicie em um gate, ok?
  3. Opcionalmente, escolha o Fuel and Payload (Combustível e carga). Se não escolher, virá com os tanques cheios.
  4. Clique em FLY NOW! e espere a simulação começar.
  5. Seu avião será colocado no gate que você escolheu e com o motor ligado. Desligue o motor.
  6. Abra o menu (aperte a tecla ALT do teclado), vá em Add-ins, e escolha Start IVAP. Clique no botão CONN e preencha suas informações de conexão, e clique OK. O Callsign é o seu nome dentro da rede. Pilot Account são suas informações de conta na IVAO (Seu ID e sua senha, nome e aeroporto base). O MTL é a representação da sua aeronave. É a forma como os outros pilotos vão te ver. Isso é muito usado no caso de você estar usando uma aeronave que não vem no Flight Simulator, assim você pode escolher uma aeronave parecida com a sua, e todos os outros vão ver o seu MTL.
    Tela de Conexão do IVAP

  7. Se tudo estiver certo, o IVAP vai conectar e vão aparecer 4 luzes nele: A primeira na cor laranja, as outras, na cor verde (FP, FS, MP e NET).
    IVAP

  8. Repare que existe uma tela no IVAP, e varios botões ao lado. Por vezes, na tela junto aos botões aparecem comandos. Se você apertar o botão ao lado do nome do comando, o comando será executado. Aperte “MAIN>”.
  9. O primeiro passo para decolar sintonizar no rádio o controlador de vôo mais próximo (se houver), ou o UNICOM (quando não há controlador de vôo). Para saber, clique em ACARS, REQ ATIS e REFRESH. Vai aparecer a lista das freqüências e o nome dos controladores. Para este tutorial, vamos considerar que não há controlador de vôo, então, não trataremos aqui a conversa com os diferentes tipos de controle que teríamos de ter. A abordagem será praticamente a de um vôo solitário.

    DICA: Não use voz na freqüência UNICOM. Apenas texto. Na frequencia UNICOM a voz é opcional mas o texto é obrigatório, então, para não dizer duas vezes a mesma coisa, diga apenas por texto, ok?

  10. Anote ou memorize a freqüência do controlador (UNICOM no nosso caso, 122.800). Clique em MAIN.
  11. A última linha da tela do IVAP permite que você digite comandos e fale ao rádio. Sempre que for dar um comando para o IVAP, digite “.” (ponto) antes do comando. Se não digitar o ponto, o IVAP vai entender que você está falando ao rádio, e todas os pilotos na mesma freqüência que a sua receberão a mensagem. Digite “.C 122.800” (considerando que esta é a freqüência desejada) e aperte ENTER. O IVAP vai sintonizar o rádio nesta freqüência e você vai passar a receber as mensagens de todos os pilotos no radio.
  12. Fique atento ao rádio, pois você precisa saber se vai acontecer algum pouso ou decolagem no aeroporto que está. Sempre que alguém fala ao rádio, o IVAP faz um som, e o texto aparece na parte superior da tela.
  13. Agora que seu rádio está na freqüência correta, chegou a hora de criar seu plano de vôo. Sem um plano de vôo, você nem poderá decolar, e se tentar, a IVAO vai te desconectar. Clique em ACARS, SEND FLIGHTPLAN. Uma janela solicitando os detalhe do vôo vai aparecer. Preencha todos os campos corretamente e clique em SEND FPL.
    Enviar Plano de Voo

    Repare que eu coloquei SBNT em departure e destination. Pois vamos fazer uma decolagem e depois voltar para o mesmo aeroporto. Repare também que agora a luz “FP” do IVAP deixou de ser laranja para ser Branca. Isso significa que seu Flight Plan foi enviado com sucesso.

  14. Agora que seu radio Ok e você tem um Flight Plan, chegou a hora de saber de qual pista irá decolar. Para isso, você precisa saber a direção do vento. Clique em ACARS, REQ METAR DEP. O IVAP vai responder com um texto parecido com este:

    SBNT 281700Z 09008KT 9999 SCT023 BKN070 29/24 Q1009

    Você deve prestar atenção a terceira casa. Os 3 primeiros números são a direção do vento, os 2 últimos, a velocidade e o KT é a medida (Knots). Neste caso, a direção do vento é 090. Sabendo isso, você deve procurar na carta ADC do aeroporto onde está qual a pista mais próxima. Neste caso (SBNT), as pistas são 16L, 16R, 34L, 34R, 12 e 30. 09 fica mais próximo de 12, portanto, decolaremos na pista 12.

  15. Agora que o rádio está OK, temos um plano de vôo e sabemos a pista que sera usada para a decolagem, devemos agora saber o trajeto que será feito, ou seja, devemos pré-determinar um percurso padrão e principalmente, a aterrizagem. Para isso, será necessária escolher uma carta de aproximação. Iremos decolar e aterrizar na pista 12, então, a melhor carta que podemos usar é a BNT VOR ou VORDME Z RWY12.
    BNT VOR ou VORDME Z RWY 12

    Iremos então decolar, seguir a mesma proa (116) até a praia, então faremos uma curva para a esquerda e seguir pela proa 026 por 1 minuto, e então, mais uma curva a esquerda, desta vez, para manter o avião na proa do VOR na radial 278 (repare que a freqüência do VOR é 114.30). Seguiremos até passar por cima do aeroporto, e continuaremos nela por mais 2 minutos e meio, e então, faça uma curva a direita (proa ficará em 116 novamente, alinhando com a pista), e então, já iniciando a descida para o pouso. Este será nosso trajeto.
  16. Ok, Agora que o rádio está pronto, temos um plano de vôo, sabemos a pista que sera usada para a decolagem e pouso, e sabemos o trajeto do vôo que faremos, chegou a hora de colocar o avião na pista. Não é porque não temos controlador de vôo na região que não temos que sinalizar a intenção de voar. As aeronaves próximas devem saber sobre a movimentação no aeroporto então você deve cotejar algumas frases pelo rádio. Vou transcrever abaixo o que você deve dizer. Sempre que falar ao rádio, espere um pouco para ver se alguém responde antes de cotejar a próxima frase.
    – Bom dia/tarde/noite Natal, ROYAL01″ (ROYAL01 é seu Callsign). (espere para ver se alguém responde, se responder, então a fraseologia é diferente da abordada neste guia, tente entender o que se passa e se o local estiver sendo controlado, não voe, entre em outro horário ou procure um aeroporto menos movimentado, se for apenas outra aeronave em procedimento de pouso, espere que ela termine e libere a pista para só então iniciar)
    – ROYAL01 iniciou procedimento de decolagem e pouso em SBNT, pista em 12, está ciente? (espere)
    – ROYAL01 pronto para pushback e acionamento.
    Esperar um pouco e então, iniciar o push-back. Clique no botão Push Back no IVAP, acerte a forma como o Push-back será feito (curva para esquerda ou direita), e clique em PushBack. O avião começará a andar para trás. Quando chegar a hora de iniciar a curva, clique em Start Turn, e quando o avião chegar ao ponto que você quer, clique em Stop PB.
  17. Agora, você deve taxiar até a pista 12. Repare que para isso, terá que ir pelas taxiways A, B e C, atravessar a pista 16L, depois ir pela taxiway G para só então alinhar na pista 12. Diga no rádio:
    – ROYAL01 pronto para taxi com uma pessoa a bordo, três horas de autonomia.
    – ROYAL01 taxiando via pátio, taxiways A, B e C até o ponto de espera da pista 16 Esquerda.
  18. Aperte o botão TCAS no IVAP, e uma janela de radar vai aparecer. Esta janela é o transponder. No canto inferior esquerdo existe um botão “STBY”, clique nele até ficar “TA/RA”, e no canto superior direito existe um botão “NORM”. Clique até ficar “ALL”. Clique no botão (+) até que fique em 40, significa que você está vendo um raio de 40 milhas, mais que suficiente para você decolar. Devem aparecer todas as aeronaves próximas. Se não houver nenhuma, então você está sozinho (o que é bem provável em SBNT).
  19. Ligue o motor e faça o taxiamento até o ponto de espera da taxiway C, seguindo os desenhos no chão. Você terá de passar pelas taxywais A e B para isso.
  20. Ao chegar no ponto de espera, pare o avião atrás da linha, e diga no rádio:
    – ROYAL01 Finalizou taxi até ponto de espera pista 16 Esqueda, Iniciou taxi até ponto de espera da pista 12.
  21. Verifique no TCAS se existe algum outro avião se aproximando. Sempre olhe o rádio para saber se existe alguma aeronave em processo de pouso e se houver, espere até que ela termine.
  22. Vá até o ponto de espera da pista 12 e diga:
    – ROYAL01 Finalizou taxi até ponto de espera pista 12. Iniciou alinhamento e decolagem pista 12.
  23. Verifique o TCAS novamente e se estiver tudo ok, Ligue o transponder (mude a chave de STDBY para TX),, vá ao seu painel de rádio e troque a freqüência do transponder de 1200 para 2000, alinhe o avião na pista e decole. Ao atingir 1000 pés, diga no rádio:
    – ROYAL01 Decolado SBNT pista 12.
  24. Agora, faça o trajeto conforme planejado anteriormente. Vá até a praia, faça a primeira curva, depois a segunda, volte pela perna do vento, e tome uma distância suficiente para descer o avião, e então alinhe para a pista e diga no rádio:
    – ROYAL01 prepara chegada R12 procedimento final para SBNT pista 12, reportará para descida.
    – ROYAL01 no ideal para descida.
    – ROYAL01 desce via chegada R12.
    – ROYAL01 estabilizado no localizador pista 12
    – ROYAL01 na final pista 12, baixado e travado visual
  25. Pouse o avião e coloque-o na taxiway mais próxima, liberando a pista. Desligue o transponder e então diga no rádio:
    – ROYAL01 Livre pouso SBNT Pista 12, livrou pista via taxiway P (ou D).
  26. Taxeie até o gate, desligue o motor e pronto, você terminou.

Autor: Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.

44 pensamentos em “Procedimento de decolagem com Flight Simulator na IVAO”

  1. Parabens pela iniciativa de ajudar outros,pilotos virtuais.Tenho o Flight SimulatorX, e já cumprir algumas missões,inclusive aterrizagens.Algumas perfeitas outras desastradas.Faço voos livres para testar exatamente as aterrizagens.Gostaria de saber como fazer para incluir aviões com a textura da GOL,da TAM,da AZUL,Oceanair e outras.
    Que Deus lhe abençõe e continue ajudando de forma brilhante.Parabens mais uma vez.

  2. Excelente seu tutorial. Já havia visto os processos de decolagem e pouso porém não da forma apresentada. Como novato estou agradecido por ter quem realmente se importe com os iniciantes. Assim posso usufruir de todos os recursos que o simulador proporciona.

    Parabéns!!! Vc merece!

  3. Valeu cmte.Dantas, estou iniciando no fs e já constatei que quero simular o mais próximo possível do real, por isso ainda estou voando off em um cessna 172 e tentando desvendar as cartas de voo pelos tut. que encontro. Obrigado pelo tut. e logo estarei voando online.Ate breve…

  4. Prezado Daniel, parabéns, belo trabalho. Vou aproveitar pra tirar uma dúvida que me persegue já há tempos. As normas de decolagem e pouso são sempre contra o vento, respeitando-se aí as variações de direção e velocidade, correto.? Tenho visto, muitos casos de pilotos que se dirigem à cabeceiras onde os metares têm divulgado as direções e velocidades de vento. Ex.ontem 22/09, entre 11:00 e 12:00, metar Galeão deu 31002KT, em UNICON, devulguei taxi até o PE da 10, meu destino era Nordeste,imaginei: ventos fracos, direção 310, vou pela runway 10, estarei contra o ventro (proa 096º, vento de 310º, e 02kts, mas, tinha um Cruzeiro Virtual taxiando para 28, fiz contato e ele me respondeu: O certo é voce ir pra cabeceira mais próxima da indicação de direção do vento, nesse caso, 310, cabeceira 28, na verdade como o vento esta em 02KTs e eu ja havia programado minha saída, segui para 10 mesmo, mas me ficou essa dúvida, até por já ter observado isso antes, que agora me lembrei de postar aqui para um diálogo, quem sabe até me corrigindo né…abração. Alfredo.

    1. Amigo Alfredo. Então, na verdade você está enganado. A direção de decolagem é sempre a favor do vento, não contra. Isso é porque é mais fácil rolar na pista a favor do vento, e se o vento mudar de direção, o vento de través acaba ajudando a decolar… Já na situação inversa, se você está contra o vento e de repente o vento mudar de direção, você ainda não vai ter velocidade suficiente para decolar, e talvez a pista seja curta neste caso. Na aviação, você sempre conta com o pior cenário, e se as coisas forem melhor, é lucro.

      Até mais!

  5. Preciso aprender voar meu amigo , vc tem um manualde como colocar o avião na rota certa,do pista de pouso.Tenho boa hablidade para taxiar, virar, mas para encontrar a pista de pouso meu amigo fico rodando em cima da cidade procurando o aeroporto, teria como me ajudar ,a centralizar o voo no GPS .

    1. Bom amigo, então realmente não sei. Me ensinaram que sempre se decola na pista mais próxima a direção do vento, e é o que geralmente eu vejo acontecer quando decolo de uma pista onde há controle de torre. Mas como sou novato, não arrisco afirmar nada…

      1. Olá Daniel Ribeiro, a sua dúvida se dá pq o METAR indica que o vento está vindo em direção ao aeródromo e o número da cabeceira indica a proa aproximada que o avião está saindo daquele aérodromo. E como os pousos e decolagens se dão quase sempre contra o vento é por isso que a cabeceira em uso é sempre a mais próxima da leitura do METAR. Um exemplo: Se o METAR está indicando 31002KT isso significa que o vento vem do rumo 310 em direção ao aeródromo com 02 nós de intensidade. No caso do exemplo do amigo acima, Alfredo José Brandt-VAT766, o correto seria realmente decolar da pista 28 do Galeão, ou seja, se afastando do aeródromo no rumo 276 (se não me engano) com vento relativamente contrário (rumo 310).

  6. Eu entendo a sua confusão. Decolar na pista mais próxima a direção do vento está correto. Se o vento indica 18005kt você irá decolar da pista 18 ou mais próxima. Acontece que a indicação de 180 é de onde VEM o vento, e não para onde VAI o vento entende? 18005kt diz ue p vento VEM de SUL com 5 nós, então você decola sentido SUL, contra o vento.
    Abraço

  7. nussa serà que dou conta de tanta informação assim é[ osso e torre g…]
    espero pelo menos tentarei mas meu es é demo será que pode online!
    valews!!
    esse mano sabe mto para um nao piloto acho que ta perdendo tempo so no virtual podia ganhar uma grana voando no reall..

  8. Gostei do tutorial. Excelente.
    Por gentileza estou tendo um problema: Instalei o ivao e aparece as aeronaves da IVAO, entretanto, quando escolho uma delas para voar, não aparece o cockipt com o painel de controle!!!! E não tem como configurar os instrumentos. Ja instalei e desistalei várias vezes e o mesmo problema surge: Não aparece o painel de controle.
    Grato Rossini.

    1. Amigo, as aeronaves MTL não são para usar. O MTL é apenas uma “carcaça” usada pelo Flight Simulator para mostrar os aviões das outras pessoas caso você não tenha este avião instalado no Flight Simulator. Imagine por exemplo, se alguém dentro da rede IVAO resolve usar um Airbus A380, e você não tem este avião instalado. Como seu Flight Simulator vai mostrar o avião para você se ele não souber como é o avião? É pra isso que o MTL serve.

      No programa que baixa os MTLs (vem junto com o IVAO), tem uma caixinha onde vc pode marcar e desmarcar o carregamento dos MTLs no Flight Simulator. Eu recomendo você desmarcar essa caixinha. Assim você só poderá usar os aviões que realmente possui no seu FS, e os MTLs serão usados apenas para mostrar a você os aviões dos outros.

      Até mais!

  9. Meu amigo, vc fez um Tutorial perfeito, simplesmente o melhor q ja “olhei” entre vários, vc realmente me fez decolar e posar sem q IVAO ficasse off line, tipo, me expulsando por não saber do procedimento correto.
    Parabéns!! simplesmente fantastico.

  10. Amigo Daniel. Vc é membro da IVAO certo? Bom.. eu sou novato lá. Encontrei esse seu trabalho e me agarrei como um náufrago se agarra a uma tábua em meio ao oceano. Peço licença para fazer algumas perguntas ok?
    Como todo iniciante fico ansioso para ver como tudo funciona,apenas como um observador num canto do aeroporto mesmo antes de ler todas as instruções. Isso é possível? Entro com meu nome de usuário e senha e não sou reconhecido. Faço o cadastro de nova senha e o problema continua.
    Em outro site vi um comentário que o Windows Vista bloqueia a conexão. O cara instalou o NOD32 (antivirus) que faz o desbloqueio. Também instalei e nada.
    Será porque ainda não sei pilotar e não me permitem conectar à rede?
    Procurei um simulador e encontrei da Microsoft. Os comentários são bons a respeito dele. Porém são 14GB (praticamente a metade da memória restante na minha maquina)
    Meu inglês é básico. É essencial saber ler e falar inglês fluentemente?
    Para ser piloto ou controlador na IVAO precisa de joystick?
    Desculpa tantas perguntas. Gde abço.
    Hermes – Santa Maria/RS

    1. Hermes, boa tarde.

      Vamos lá, respondendo suas perguntas:
      1) Sim, sou membro do IVAO. E também sou relativamente novato.
      2) Sim, é possível se conectar e ficar lá no aeroporto, observando o movimento e ouvindo as transmissões de rádio, porém, essa prática não conta horas de vôo dentro da rede.
      3) Quando você se cadastra no Ivao, recebe por e-mail duas senhas: Uma usada para o site do Ivao, e outra para a REDE do Ivao. O site você usa pelo browser mesmo, já a rede, você usa através dos programas e do flight simulator. O IvAc é o programa usado para você trabalhar como controlador de Vôo, e o IvAp é usado juntamente com o Flight Simulator para você trabalhar como piloto. Nos dois casos, você também precisará do programa Team Speak, que serve para a comunicação por rádio.
      4) Eu não sei sobre o Vista… eu uso o XP até hoje. O vista só dá problema e não vi vantagem em atualizar. Recomendo que use o Windows XP também.
      5) Os simuladores suportados pela rede IVAO são o Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X e X Deluce, e o X-Plane. O Combat Flight Simulator, e as edições especiais não são suportadas. Nenhum outro simulador é suportado. Eu particularmente uso o Microsoft Flight Simulator X Deluxe, que são 2 DVDs e ocupa mais ou menos 12 GB depois de instalado. Ele exige um computador poderoso para rodar bem, e ter espaço em disco, memória ram e principalmente uma boa placa de vídeo são essenciais para que o FS funcione bem. Para computadores mais antigos, pode-se usar o Flight Simulator 2004… que também é pesado, mas é um pouco mais leve que o X. O X-Plane é o simulador mais pesado de todos, e também o melhor, porém, exige uma máquina extremamente poderosa. Além disso, o suporte ao X-Plane na IVAO é meio limitado.
      6) O Inglês básico serve para começar, mas você não vai conseguir fazer nenhum exame, pois todos (teóricos e práticos) são em inglês. Também não poderá entrar como controlador, pois é exigido que saiba pelo menos a fraseologia em inglês.
      7) O Flight Simulator pode ser usado com o teclado, mas eu realmente NÃO recomendo, pois é muito muito muito sofrido controlar um avião apenas com o teclado. O básico que se usa é um joystick de playstation 2, aquele que tem 2 analógicos… Esse é o mínimo do mínimo que eu recomendaria. O melhor é comprar um manche com muitos botões e pelo menos 3 eixos analógicos.

      Agora, se aceita uma dica: Instale o Flight Simulator e jogue OFFLINE por pelo menos umas 50 horas… Aprenda a voar offline, faça os tutoriais que vem com o proprio jogo, pois eles te ensinam muito sobre a operação básica de uma aeronave. No IVAO, as pessoas não “jogam”, elas “simulam”, e levam isso muito a sério. Depois que você souber pelo menos taxiar, decolar, navegar e pousar, você já pode tentar executar este tutorial que eu escrevi.

      Até mais!

  11. OK Daniel. Obrigado por tua atenção. Realmente percebi logo no início que isso não se tratava de um joguinho de videogame. É virtual mas é real. Quanto ao fato de controlar um avião apenas no teclado vc tem razão. No Google Earth tem o simulador de vôo e é muito dificil manter o avião estabilizado, levantar vôo, aterrizar etc etc.
    Além do mais precisaria também fazer um curso de inglês e não tô afim.
    Abços e até outra ocasião.

    Hermes – Santa Maria/RS

  12. É REALMENTE EXCELENTE SEU SIT PARABENS, ESTOU INICIANDO NO FS 2004, E ADOREI , ALIAS SEMPRE FUI UM APAIXONADO PELA AVIAÇÃO. ESPERO QUE ESSE SIMULADOR ME REALIZA JA QUE NAUM PUDE SER UM PILOTO REAL. MAIS UMA VEZ PARABENS PELA SUA ATENÇÃO.

  13. Devo comprar uma maquina para rodar o FSX logo-logo, e estou desatualizado, gostaria que os comandantes de plantão pudessem me ajudar numa escolha razoável, em torno de não mais que 2.000,00 reais!!!!

    1. Amigo, o FSX roda razoavelmente bem em computadores medianos. A Placa de vídeo é o que mais faz diferença no desempenho dos jogos, inclusive do FSX. Aqui eu tenho um Core 2 Duo com 2 GB de RAM e Placa de Video GeForce 8400GS… Um modelo bem baratinho, que pode ser comprado por menos de R$ 100,00. Com essa configuração, eu rodo o FSX com bom FPS mas muitos detalhes gráficos desligados. Se você puder, compre uma placa de video melhor, na faixa de uns 500 ou 600 reais. Certamente poderá usufruir muito mais do que o simulador pode oferecer. Invista também em uma boa fonte de alimentação, pois essas que vem junto com o gabinete não aguentam alimentar uma boa placa de video.

      Resumindo: Gaste 1200 com o computador, 500 com a placa de video e 300 com a fonte.

      Até mais!

  14. Olá Daniel, estou com um problema para taxiar a aeronave na pista, pois não tenho controle sobre a roda do mesmo. Estava funcionando até semana passada, mas não está mais e temo ter apertado algum botão que desligue esta função, pois consigo pilotar tranqüilamente quando estou no ar, mas em solo não.
    Poderia esclarecer-me esta dúvida?
    De antemão obrigado

    1. Amigo, para taxiar, geralmente se usa o comando do leme. O comando os ailerons geralmente só funcionam no ar… ou quando a aeronave está com alguma velocidade no solo.

      Até mais.

  15. Por gentileza poderia me responder como faço plano de voou local pois gostaria de preecher corretamente para voar helicoptero tambem? pois só vejo exemplos de planos de um ponto A para ponto B a garndes distâncias gostaria de fazer voous próximo ao aeroclube por exemplo estando online.

  16. Boa tarde Daniel, parabéns pelo seu tutorial !!

    Sou totalmente novo na IVAO e hoje estou querendo fazer meu primeiro vôo mas tenho uma série de dúvidas ainda:

    1) Se eu estiver num aeródromo com UNICOM, a utilização de texto é obrigatória correto ? Existe algum padrão para essa escrita de texto ou posso somente ir informando o que estou fazendo da mesma forma que usaria por voz ? Você tem como enviar algum exemplo, por favor ? Me desculpe a pergunta, mas realmente não estou achando como usar a UNICOM.

    2) Após a decolagem, há uma atualização automática das frequências para uma determinada área que esteja voando ? Explico: Estava em 122,8, fiz os procedimentos e decolei. Agora estou em rota e numa região com controle. Essa frequência (seja um APP, ACC) aparece automaticamente na janela do IVAP ou preciso estar clicando no Request para ver quem está disponível ?

    Ficarei muito grato se puder me dar essa ajudinha inicial, pois não quero cometer erros na rede e muito menos atrapalhar o tráfego…

    Obrigado

    1. Samuel, vamos lá:
      1) Sim, na UNICOM, texto é obrigatório. O padrão, teoricamente, é o mesmo da fraseologia por voz. Existe um guia de fraseologia aeronautica muito bom neste link: http://www.vatsim.com.br/portal/index.php?option=com_rokdownloads&view=file&task=download&id=6%3Ami003-07-fraseologia-aeronautica-revisado&Itemid=192&lang=br
      Porém, na prática, a fraseologia na UNICOM do IVAO é um pouco diferente. Faz algum tempo que eu não entro na IVAO, mas sei que saiu uma NOTAM recentemente que fala sobre um novo padrão de fraseologia na UNICOM, que visa agilizar a comunicação por texto. Mas eu sinceramente não sei como isso está agora. De qualquer forma, se você usar a fraseologia normal, ninguém vai reclamar.

      2) Sempre que você, no IVAP, clicar em ACARS > REQ ATIS > REFRESH, o IVAP vai listar todos os controladores próximos de você (ele dá, inclusive, a distância). Você vai poder ver alguns tipos de controladores: DEL, GND, TWR, APP e ACC. Nesta página tem todas as informações sobre as atribuições de cada posição: http://www.ivaobr.com.br/v2010/?pag=atc_posicoes

      No começo, o legal é você fazer vôos curtos e locais, voando para o mesmo aeródromo que decolou, ou aeródromos próximos. E quando você for começar a voar com controle de tráfego, evite os grandes centros. Baixe o software IVAE. Por ele, você consegue saber todas as posições de controle que possuem controladores conectados… Dai fica fácil achar um aeródromo pouco movimentado mas que tenha alguém controlando… Geralmente os controladores “com pouco trabalho” ajudam os pilotos novatos. hehehe

      Até mais!

  17. ola daniel. estou lendo os tutorias,e bom saber que tem gente como vc que leva a serio as informaçoes. sou iniciante, acabo de instalar a ediçao gold.fs, nunca usei um simulador e nem sei como iniciar , coisa como decolagem,, pouso, preciso das informaçoes basicas, uso um manche da clone, gostaria da tua ajuda. grato

  18. CARA EU SOU PILOTO PROFISSIONAL E EU ME EMPRECIONEI COM ESSE SIMULADOR DE VOO ACHEI QUE ERA DE NADA FOI MUITO PARECIDO COM O SIMULADOR QUE EU INICIEI NA MINHA CARREIRA A E OTIMO TUTORIAL EU VIM AQUI PORQUE NÃO TINHA IDEA DE COMO É BOM ESSE SIMULADOR EU COMPREI JOGUEI MUITO REAL ATE A ”DIRIGIBILIDADE DO AVIÃO”.AQUI É MARCOS TEIXEIRA PEDINDO AUTORIZAÇÃO PARA POSTAR BOEING 772. RSRSRSRS VLW!!!!

  19. Cara, parabens.. eu n entendi pq praparar chegada R12, pq o 12?! E as luzes no IVAp, as outras 3 sem ser a do plano de voo?! Elas mudam de cor?! o que significa cada cor?!

    Gostaria de saber pq o meu IVAp n esta contando minhas hrs de voo, e no sistema, eu sempre fico parado num lugar, mesmo eu estando bem longe com o avião. Gostaria de saber o que significa e s vc poderia me ajudar!!! Grato!!!

  20. Muito boas as dicas ,preucurem ajudar sempre ,porque na verdade nao e um simples jogo ,e sim um veradeiro simulador e por isso e bastante complexo,kkk abraços a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *