Dobrando a duração da bateria do seu Android

Os Smartphones Android estão cada vez mais populares. Muitas pessoas hoje em dia estão aderindo aos smartphones devido a enorme quantidade de recursos, avanço da tecnologia e batareamento das conexões.

Porém, algo que a maioria das pessoas que muda para um Smartphone ainda não consegue se acostumar é a baixíssima duração da bateria.

low-battery

Este é um problema geral. São raríssimos os smartphones em que a bateria consegue sobreviver um dia inteiro longe da tomada. Se você se esquece de deixar o celular carregando durante a noite, e não tem condições de carrega-lo durante o dia, você já sai de casa sabendo que ficará sem bateria antes da hora do almoço.

Existem algumas causas para isso. Os smartphones, sendo verdadeiros computadores, executam sistemas complexos que demandam grande capacidade de processamento. Processamento custa energia, então quanto mais “ocupado” for o seu smartphone, mais energia da bateria ele vai consumir.

Isso nos faz chegar a conclusão óbvia de que, quanto mais programas instalados no smartphone, mais energia ele consome, em especial aqueles programas que ficam rodando o tempo todo, mas que não aparecem na tela quando não estamos usando, como os mensageiros instantâneos (GTalk, Whatsapp, Viber, Hotmail, Gmail, Facebook, Twitter). Todos os programas que mostram notificações quando chega uma mensagem são programas que estão rodando o tempo todo, e se estão rodando, estão consumindo processamento e energia.

foto-samsung-galaxy-s-ii-7

Outro grande responsável pelo consumo excessivo de energia é a conexão 3G. Para funcionar, o 3G precisa gastar muita energia da bateria, pois ele exige grande capacidade de processamento do chip que converte os dados, e exige também grande potência para transmitir estes dados pela antena do celular. A conexão 4G LTE, mais nova, consome ainda mais energia, enquanto que a conexão EDGE, mais lenta, consome menos energia. A conexão Wifi transmite dados em alta velocidade, mas exige menos potência no sinal pois a distância de transmissão é curta, então ela consome menos energia que o 3G. O gráfico abaixo ilustra bem o consumo de energia de cada tecnologia de transmissão:

Comparativo de consumo por tecnologia de rede
Comparativo de consumo por tecnologia de rede

Por último, grande parte do consumo de energia do smartphone se deve a tela. Quanto mais tempo ela permanece acesa, e quanto maior o brilho dela, mais energia será necessária para alimenta-la.

O mito do efeito memória

Muita gente ainda acredita, baseado na experiência com os primeiros telefones celulares, de 20 anos atrás, que não se pode colocar o celular para carregar até que a bateria esteja quase completamente gasta. Isso é MITO. Na verdade, não é uma informação 100% incorreta. Melhor dizendo, isso ERA verdade a 20 anos atrás.
Naquela época, as baterias eram feitas de Niquel Cádmio, ou Níquel Hidreto Metálico, que geram monóxido de carbono na reação de carga e descarga, e por isso perdem a eficiência com o tempo. As baterias de hoje em dia são feitas de Íons de Lítio, que possui composição química completamente diferente e não sofre de efeito memória. Na verdade, é até melhor que se mantenha estas baterias carregadas pelo maior tempo possível, para evitar que seus ciclos de recarga sejam gastos.

Portanto, se você tem condições de manter o celular o tempo todo conectado a uma tomada, faça isso! Assim, sempre que você precisar sair, terá a carga da bateria sempre cheia e fará a vida útil dela ser mais longa.

original

Como fazer a bateria durar mais

Siga as dicas a seguir e aumente a duração da bateria do seu smartphone.

Desinstale o Facebook

Esta é provavelmente a MELHOR dica deste artigo. O Facebook é, de longe, o programa que mais consome bateria dos Smartphones com android. Ele mantém 4 serviços ativos o tempo todo, todos eles com comunicação intensa com a Internet. Mesmo que você desligue as notificações, os serviços não param de funcionar.

Para acessar o Facebook, você não precisa ter o aplicativo instalado. Usando o navegador de internet, você pode usar o serviço com quase todas as funcionalidades, com a vantagem de não acabar com a bateria e com o seu plano de dados.

Desligue o 3G, e use apenas EDGE

Se você tem algum plano pré-pago, provavelmente a sua internet já é lenta, pois é limitada na própria operadora. Sendo assim, não adianta usar o 3G, a internet será mais lenta de qualquer forma. Nestes casos, usando o EDGE a mudança de velocidade não será muito perceptível, mas a duração da bateria sim.

Para mudar, aperte o botão Menu > Configurações do Sistema > Conexão sem fio e rede > Redes Móveis > Modo de Rede, e escolha “Somente GSM”, ou “Modo 2G” ou “Edge”.

Desinstale os programas que não usa, ou que usa pouco

Olhe sua lista de programas. Se houver algum que você não usa a pelo menos uma semana, desinstale. Quase todos os programas, e até mesmo os jogos, possuem serviços que rodam o tempo todo e consomem bateria e banda de internet.

Deixe o brilho da tela automático

O brilho da tela também pode influenciar na duração da bateria. Deixa-lo automático ajuda a economizar energia quando o ambiente é escuro e não é necessário muito brilho para enxergar a tela.

Use o Wifi

O Wifi consome menos energia que o 3G. Se você estiver em casa ou no escritório, lembre-se de ligar o Wifi. Existem programas que automatizam a tarefa de ligar e desligar o Wifi depedendo do lugar onde você está. Um que eu recomendo é o Lhama Profiles.

Por Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.

2 comentários

  1. Completando a dica do Facebook, para adicionar um atalho na tela inicial basta fazer o seguinte:
    – Acessar pelo navegador
    – Adicionar aos favoritos
    – Acessar o menu favoritos, tocar e segurar o link do Facebook e depois selecionar “Adicionar à tela inicial”

    Testei no Android 4.1 + Chrome, mas deve funcionar em outras versões/navegadores.

  2. Para quem não tem medo do Root, pode arrancar muitos após que pesam no Sistema.
    *Google +
    *Hangouts
    *Gmail e Email
    *ChatON
    *Apps Brasil
    *Atalhos da positivo
    Pode ainda, usar teclado Emoji 7 keyboard ao invés do Teclado Google.
    Pode também Programar Liga/desliga durante algumas horas na madrugada.

Comentários estão encerrados.