Problemas para dormir? Resolva de uma vez por todas!

Um dos pilares de uma vida saudável é ter boas noites de sono. Dormir bem faz com que seu corpo e seu cérebro descansem efetivamente e te permite acordar renovado no outro dia. Além disso, dormir bem também faz com que todo o seu metabolismo fique regulado. É durante o sono profundo que você produz diversos hormônios ligados ao metabolismo, como o GH (hormônio do crescimento), Cortisol e Leptina.

Dormir mal é uma das principais causas da obesidade e doenças cardíacas.

Se você não consegue dormir direito, tem sono leve, acorda diversas vezes por noite, ou simplesmente não consegue pegar no sono, você tem algum problema, e você precisa entender qual é este problema para poder resolver.

Existem 3 grandes tipos de problemas que podem fazer você ter dificuldade para dormir, são eles:

  • Problemas de ordem emocional
  • Problemas de ambiente
  • Problemas fisiológicos

Vou detalhar cada um deles a seguir:

Problemas de ordem emocional

São problemas que te causam stress, que fazem com que você não consiga relaxar porque está preocupado, nervoso, ansioso, ou de alguma forma inquieto com alguma situação. Para resolver esses problemas, você precisa lidar com eles em vez de evita-los.

Está sem dinheiro, com dívidas? Refaça seu orçamento! Procure um emprego melhor! Diminua seus gastos. Não tem outro jeito, tem que resolver. Livre-se de responsabilidades que você não pode ter!

Brigou com algum familiar? Algum amigo? Problemas de relacionamento no escritório? Problemas no casamento? RESOLVA! Faça as pazes ou corte definivamente os laços. NÃO FIQUE NO MEIO TERMO, nunca deixe para depois.

Comprou algo e está ansioso pela entrega? Está ansioso por algum evento? Mantenha a calma! Procure alguma outra atividade prazerosa, um hobby, algo que te faça ter que focar em outra atividade. Tricotar, colecionar, construir coisas, escrever, ler, assistir filmes e seriados… OCUPE ESSA MENTE!

Problemas de ambiente

São os problemas que fazem com que o seu ambiente de dormir não seja confortável o suficiente.

Seu quarto é completamente escuro durante a noite? Se não for, faça ser! Não permita que nenhuma luz entre no quarto. Pequenas frestas, luzes de standby dos aparelhos eletrônicos, tampe tudo. Use cortinas e blackout nas janelas para evitar que a luz do sol entre quando o dia amanhecer. Escuridão total é a chave.

E quanto aos barulhos. Seu quarto é completamente silencioso? E sua casa? Outras pessoas estão acordadas enquanto você está tentando dormir? Você precisa resolver isso! Silêncio total é fundamental. As outras pessoas da sua casa precisam respeitar seu horário de dormir e evitar fazer barulhos. Elimine do quarto qualquer fonte de ruido também. Se você mora em um lugar barulhento, janelas anti-ruido são fundamentais. Cortinas pesadas também ajudam a abafar o som exterior. Você deve inclusive considerar MUDAR DE IMÓVEL caso os problemas que você tenha neste não possam ser resolvidos. Não se acomode! RESOLVA!

E a temperatura? Você passa calor no quarto? Frio? Um ventilador pode ajudar em alguns casos. Em outros casos você precisa de um aparelho de ar condicionado. É caro? Talvez, mas dormir mal é mais caro ainda. Invista nisso.

E seu colchão? E seu travesseiro? São confortáveis? Você gosta de ficar deitado na sua cama ou você só deita na hora de dormir? Você deve investir em um bom colchão, que te faça sentir vontade de ficar deitado. Travesseiros e roupas de cama também ajudam a melhorar o conforto. Não coloque o preço em primeiro lugar na hora de escolher sua cama, colchão e travesseiro. Experimente antes de comprar! Compre apenas aquilo que te faz sentir bem.

Problemas fisiológicos

Algumas pessoas possuem problemas para produzir Melatonina, que é o hormônio que faz você começar a dormir. Esse hormônio é produzido naturalmente pelo cérebro ao anoitecer. Existem suplementos de Melatonina que podem ser comprados, mas no Brasil não é possível encontrar pois não são aprovados pelo governo. No entanto você pode comprar facilmente pela Internet em sites de farmácias estrangeiras, como o iHerb por exemplo.

No entanto, você não deve começar a tomar Melatonina sem antes resolver os problemas anteriores… Ela não vai fazer milagres! Resolva sua vida primeiro, e se ainda assim você tiver problemas para dormir, então experimente a Melatonina.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Autor: Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*