Nova projeção de crescimento do PIB apresenta elevação, aponta IBRE

Na edição extraordinária do Boletim Macro IBRE – produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE), há uma elevação ligeira da projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o terceiro trimestre, de -0,4% (TsT) para -0,3% (TsT).

As revisões principais são: Agropecuária, Extrativa Mineral, Transportes, Outros Serviços e  Serviços de Informação. Destaca-se do documento produzido pelos pesquisadores Vinícius Botelho e Silvia Matos: “Mesmo com o alto crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, relativo à aquisição de bens de capital pelas empresas) na comparação com o ano anterior (9,0%), nota-se uma forte desaceleração do indicador em termos dessazonalizados”.

A indústria extrativa é o destaque positivo do terceiro trimestre, com crescimento esperado de 1,6% TsT. Contudo, segundo o empresário Leônidas Herndl, é necessário cautela e contínuo acompanhamento dos números. “O resultado indica recuperação e não um crescimento”, afirma ao explicar: “Vale lembrar que a atividade ainda se recupera do choque adverso do primeiro trimestre deste ano”.

Além disso, o resultado de importações e exportações mostra um aumento do déficit externo, e os números apontam uma variação negativa dos estoques neste trimestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*