Como construir um drone

Conclusão

Como pode ver, construir um multicóptero envolve o conhecimento de diversos aspectos, e todos eles são igualmente importantes. Não adianta você escolher componentes que não “casam” direito, pois provavelmente seu quadricóptero não sairá do chão.

O custo inicial também pode ser relativamente alto, especialmente por conta do rádio, que normalmente é caro. Felizmente o rádio não voa e portanto está menos sujeito a acidentes. Você pode ir atualizando seu multicóptero, ou mesmo montar outro no futuro, e como já vai ter o rádio, não precisará comprar outro.

Os demais componentes podem ser caros ou não, depende muito do tipo de aeronave que você quer montar. Como recomendei no início, começar com um quadricóptero pequeno é sempre mais barato e mais simples. Você vai ter noção sobre como montar, configurar, e principalmente voar um quadricóptero.

Você consegue comprar muitos componentes diretamente da China, em sites como o DealExtreme, Aliexpress ou Banggood. Muitos componentes tem ótimos preços e qualidade aceitável, mas é importante ficar atento, pois tem muito material de baixa qualidade também.

Por Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um Nerd apaixonado por motos e velocidade. Escreve o Motos Blog, o maior blog sobre Motos do Brasil. Mas como todo Nerd, gosta de acumular conhecimentos profundos sobre todas as áreas que puder. Com isso, acaba tendo interesse em outras áreas, como Aviação, Eletrônica, Mercado Financeiro, entre outros. Então, usa o Outros.net para postar tudo aquilo que não cabe no Motos Blog.

9 comentários

  1. Amigo Vc poderia me ajudar , como construir (peças e fornecedores) este computador de navegação (“um pequeno computador eletrônico, ….entre outros”). Moro num local onde as pessoas costumam colocar fogo na vegetação, quando não cai um balão, aí quando Vc menos espera aparece um fogaréo e acaba queimando tudo, nossas arvores e roça inclusive…. fazemos uma barreira de terra nua , mas para que possamos visualizar o fogo antes de chegar a nós (tamanho, localização) precisamos de um quadricoptero possante. Pode nos ajudar?

  2. Excelente . Esse artigo para pessoas que não tem nenhum conhecimento foi esclarecedor , me ajudou a entender quais caminhos devo seguir para chegar no meu primeiro drone. Muito obrigado!

  3. Salve, amigo! Muito obrigado por este trabalho bastante elucidativo e de boa didatica! Te pergunto: se vc fosse montar um racer 250 e, eventualmente instalar um gimbal e um modulo GPS, qual FC, firmware e fork vc escolheria supondo um orcamento sem limites. Abs! Adoro motos, tenho uma 2T e outra 4T.

    1. 250 com Gimbal? Acho que não vai ficar muito bom amigo. Vai ficar pesado.
      Eu vejo que você está tentando montar um “Mavic”… Drone pequeno com estabilização de imagem. Neste caso, recomendaria um frame de 280, que te permite usar hélices de 6 com folga.
      Quanto a pergunta: Controladora SP Racing F3 Deluxe (boa e barata) com firmware iNavFlight.

  4. Sou iniciante nessa área de drones, meu conhecimento e muito vago por enquanto, ainda quero expandir ainda mais, porém preciso de um norte para onde deve começar, oque voce me recomenda?
    Obs: estou pensando em montar um drone racing ou compra um kit pronto.

  5. Parabéns pelo ótimo trabalho,
    Sou novo nesse hobby e estou querendo montar meu primeiro drone mas tenho várias dúvidas uma delas é sobre o modo Headless esse modo vem em todas controladora para f450 ou não existe esse modo em f 450 ? Desde já agradeço e perdoe minha ignorância como eu disse sou novo kk

Comentários estão encerrados.