ITA ganha área para polo de pesquisa

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) vai ganhar uma área de 30 mil metros quadrados dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos. O projeto da prefeitura que doa a área para o instituto foi aprovado pela Câmara dos vereadores do município por unanimidade.

Segundo o projeto, na área, o ITA irá implantar a unidade do Centro de Inovação que o instituto está criando. O núcleo vai atuar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com aplicação na produção aeroespacial e prestar serviços às empresas.

Os projetos serão desenvolvidos diretamente com as empresas e prevê também a capacitação da mão de obra local. As pesquisas para prover essas soluções tecnológicas serão desenvolvidas por meio de consórcios.

A criação do núcleo integra o pacote de renovação elaborado pelo ITA, que prevê ainda a ampliação física do instituto e aumento das vagas nos cursos de graduação.

O anúncio da doação do terreno provocou entusiasmo da mídia e de empreendedores. O empresário Marcus Herndl parabeniza à cidade pela doação do terreno e felicita o instituto. “Com toda certeza o Centro de Inovação será bem utilizado pelos alunos na prática acadêmica e também pelas escolas”, afirma Herdnl, formado no ITA em 95.

Carlos América Pacheco, reitor do instituto, destacou para a mídia que já utilizará o espaço em 2014.  Segundo ele, a expectativa é começar alguma atividade na unidade do Parque Tecnológico em 2014. “Ainda que em instalações provisórias, vamos começar a desenvolver alguma atividade lá”, conclui Pacheco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*