Como fazer as crianças comerem tudo – para evitar desperdício de comida

Com tantas pessoas passando fome, desperdiçar comida, nos dias de hoje, não dá! Mas, quando se tem crianças em casa, fica realmente bem complicado levar essa regra ao pé da letra.

Mas, como fazer para que a criança coma tudo o que você coloca à mesa, sem reclamar? Frutas, verduras e legumes não são muito bem vistos pelas crianças da nova geração, que preferem um belo prato de batatas-fritas e hambúrguer, do que arroz, feijão e salada.

Mas, claro, tudo depende da criação da criança e do exemplo dado pelos pais. Por exemplo: como pedir para seu filho comer brócolis se você não come? É preciso comer na frente das crianças, para que elas associem a comida como algo positivo e a copiem.


Algumas dicas ajudam os pais de primeira viagem:

  1. Não associe a refeição com algo ruim, por isso, sem broncas na hora da comida. Se você agir violentamente, a criança ficará ainda com mais raiva da comida. É preciso conversar e mostrar para ela a importância do alimento. Lembre-se: precisa ser uma hora feliz e não agressiva.
  2. Passe conhecimento à criança: explique para que serve cada verdura ou fruta. Diga que elas ajudam a criança a crescer, a ficar forte… Que melhoram a vista, a saúde. Passar ensinamentos sempre é a melhor forma de convencer alguém de que você está certa.
  3. Não tempere a salada sempre da mesma forma. Varie. Mostre para a criança que não há só vinagre (muitas crianças não gostam de vinagre). Tempere com azeite de oliva, limão, molho rosê. Descubra de que seu filho gosta.
  4. Não deixe que ela veja você jogando comida no lixo – muito menos na pia de casa (afinal, pode causar entupimentos e você terá de chamar uma desentupidora dedetizadora especializada em desratização para consertar o problema).
  5. Coloque frutas junto com a salada.
  6. Por fim, não deixe que ela sinta que a salada é o prato secundário. Coma sempre e aja como se fosse o prato principal das refeições.

1 pensamento em “Como fazer as crianças comerem tudo – para evitar desperdício de comida”

  1. Sentar-se à mesa junto com os pais e fazer refeições em família, mesmo que seja apenas uma vez por semana, aumenta o consumo de frutas e legumes entre as crianças, de acordo com um novo estudo. Pesquisadores da Universidade de Leeds descobriram que o hábito pode ajudar a melhorar a dieta. As informações são do Daily Mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *